quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fim da franquia Guitar Hero


Declínio no mercado antecipou a aposentadoria do jogo.
É isso mesmo, caro amigo gamer. Parece que a guerra nos jogos de música chega ao fim. A Activision anunciou hoje que está cancelando a franquia Guitar Hero, dando o controle do mercado ao concorrente Rock Band, da Harmonix.
Por mais que essa triste notícia pegue alguns jogadores de surpresa, trata-se de uma medida planejada pela produtora há algum tempo, segundo informações do site Gamasutra e da revista Rolling Stones .
A Activision já havia percebido um declínio no interesse nesse tipo de game e quer agora se concentrar em oportunidades de jogos mais rentáveis.
“Devido à queda contínua no gênero musical, a empresa está desativando a unidade de negócios responsável por Guitar Hero e descontinuando o desenvolvimento do jogo”, informou a empresa.
Este plano irá resultar na demissão de cerca de 500 funcionários e uma redução de gastos estimada entre US$ 35 milhões e US$ 50 milhões.
É bom que se diga que a franquia foi originalmente produzida pela Harmonix, em 2005. A Activision assumiu o desenvolvimento do Guitar Hero II, ao mesmo tempo em que a Harmonix focava seus esforços na criação do principal rival, o Rock Band.
Até hoje o histórico do game conta com seis lançamentos, além de versões para sistemas móveis e títulos específicos com bandas como Metallica, Aerosmith e Van Halen.
Rumores sugerem que a companhia desviará sua atenção a produtos multiplayer, incluindo redes sociais como o Facebook e jogos casuais para iPhone eAs perspectivas da Activision Blizzard para o primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas de Wall Street e a empresa fechará sua divisão responsável pelos jogos de música "Guitar Hero", o que causou queda de mais de sete por cento em suas ações, na quarta-feira.
A empresa previu receita de 70 centavos de dólar por ação para o ano, o que fica abaixo da média de 83 centavos de dólar por ação estimada pelos analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.
"As projeções para 2011 foram muito decepcionantes --bem abaixo do que as pessoas esperavam, já que a empresa tinha um longo histórico de receita crescente," disse Eric Kandler, analista da MKM Partners.
A Activision Blizzard anunciou que fecharia sua unidade de negócios "Guitar Hero" e suspenderia o desenvolvimento do próximo jogo "Guitar Hero" porque a popularidade dos videogames musicais entrou em queda. A empresa informou que demitiria 500 dos seus sete mil funcionários em todo o mundo.
Em dezembro, a Viacom vendeu a Harmonix Music Systems, produtora responsável pela série de jogos Rock Band, ao grupo de investimento Columbus Nova, e lucrou 200 milhões de dólares com a transação, estimaram analistas.
A despeito da onda de vendas de ações da Activision Blizzard na quarta-feira, alguns investidores, como Harry Rady, vice-presidente de investimento da Rady Asset Management, elogiaram a decisão da empresa de reduzir seus esforços quanto a títulos como "Guitar Hero" e concentrar recursos em sucessos como "Call of Duty".
"Sempre que uma empresa se concentra em sua linha de maior sucesso para torná-la melhor e mais lucrativa --cortando um braço para tornar o corpo mais forte--, isso demonstra uma equipe de gestão disciplinada", disse Rady, que detém ações da Activision Blizzard.
Os jogos de música têm produção cara, se incluídos os custos de licenciamento das canções e o custo de fabricação de hardware especial, a exemplo de guitarras plásticas.
"Na situação econômica atual, simplesmente não há como gerar lucros com eles", disse Eric Hirshberg, presidente-executivo da Activision Publishing, em conversa telefônica com analistas.
A companhia informou ainda que não lançaria um jogo de skate no próximo ano e que poderia descartar o jogo "True Crime: Hong Kong". A empresa anunciou ainda uma nova plataforma digital, "Beachhead", que seria focada na franquia de grande sucesso "Call of Duty".
Desde que foi lançado em novembro, "Call of Duty: Black Ops" já quebrou recordes no varejo, registrando mais de 1 bilhão de dólares em vendas. Android.

2 comentários:

Luke disse...

Ficou muito boa a cobertura mas...
cara,eu jã trabalhei em jornal online,e já meti o jornal em fria por não ter colocado a fonte da notícia.
Mera coincidência ou não,o problema também foi na mesma fonte de onde essa notíca veio,a folha.com
Cara,essa notícia é de agência,e pior,da Reuters >__>
Acho melhor colocar a fonte,sério,eles são problemáticos

Luan Lucas disse...

nao é da folha ;D se for, copiaram tbm de lah XD

Postar um comentário