sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lei "Anti Otaku"

O projecto de lei promovido pelo governo metropolitano de Tóquio, foi aprovado em comité e muito provavelmente vai ser aceito em assembleia-geral uma vez que o partido democrático japonês já veio a público apoiar a lei.
A lei criada pelo governo metropolitano de Tóquio visa proteger e promover o desenvolvimento saudável dos jovens, para tal proíbe qualquer conteúdo que possa “prejudicar” o seu correcto desenvolvimento. Que implicações terá esta lei?


Por muitos é considerada uma lei anti-Otaku, algum conteúdo é pura e simplesmente proibido enquanto que outro considerado “prejudicial” é atirado para a secção de entretenimento para adultos, via internet será praticamente impossível adquirir estes animes/mangas/ jogos. A lei vai pura e simplesmente limitar a liberdade criativa dos autores, as editoras deixarão de apoiar determinados projectos que podem ser mais sensíveis e rejeitados levando a um desperdício de recursos e muitas mangas serão canceladas devido à falta de uma revista adequada para o efeito.
Muitos dos animes transmitidos à noite em Tóquio deixarão de ser exibidos, se tomarmos como exemplo a actual temporada são muitos os títulos passíveis de ser banidos: Ore no Imouto, Panty & Stocking, Yosuga, Sora no Otoshimono, Milky Holmes.


A seguir ficam alguns dos principais pontos da lei (podem ler o projecto de lei aqui)

–> A lei aplica-se a qualquer personagem (independentemente da idade)
Esta é a componente anti-lolicon da lei que para muitos está mal implementada / explicada, ainda hoje a mangaka Shouko Takaku revelou que a sua editora como medida preventiva proibiu-a de utilizar estudantes nas suas mangas implicando assim o fim dos uniformes escolares, Kanako Meiji revelou também que a sua editora está a ponderar cancelar a publicação de um trabalho seu em Abril.

–> A lei aplica-se a todos os animes, mangas e imagens
A lei é tão vaga que baseados nestes critérios será até possível banir videojogos

–> Proibir conteúdos que exibem actos sexuais ou a simulação destes que seriam ilegais na vida real ou entre parentes que legalmente não se poderiam casar.

–> A exibição de actos que glorificam e exageram a violência e sexualidade de forma desnecessária.Podem dizer adeus aos ecchi mais arrojados e títulos como High school of the dead nunca veriam a luz do dia, para não falar em todos os animes ond
e há desmembramentos e gore!!!

–> Aplicação sobre todos os conteúdos que sejam prejudiciais para o correcto desenvolvimento da sexualidade dos jovens e o governo metropolitano de Tóquio terá poder unilateral para banir qualquer conteúdo onde o acto sexual ou sua simulação seja considerado corruptivo da ordem social.

Podem dizer adeus aos títulos bishoujo e em definitivo a todos os títulos Yaoi uma vez que Shintaro Ishihara o presidente do governo metropolitano de Tóquio já veio a público afirmar que os homossexuais são geneticamente defeituosos e criaturas deploráveis.
A lei entrará em vigor em Julho de 2011 e embora apenas se restrinja a Tóquio é lá que as grandes editoras têm os seus estúdios e mercado, estando portanto fora de questão a sua recolocação noutros locais do pais.
Resta uma pequena esperança que a assembleia chumbe a lei, mas tal é muito muito muito improvável.

5 comentários:

TON disse...

Naooooooooooooooooooooo
Eu sou contra
T_T isso vai cabar com os animes mais legais que ta passando
T_T

Luan Lucas disse...

Intao D: eles podem corta no meio de uma temporada ou acaba de vez com varioas animes :/

luke redfield disse...

De que maneira ser otaku pode prejudicar alguém?
ser otaku cria circulos sociais, amizades e muitas outras coisas que os otakus não teriam caso não fossem. Muitos inclusive até aprendem com isso como por exemplo aprendendo o idioma japonês. então eu sou totalmente contra e espero que alguem dê hadouken neles...

*Nilene* disse...

concordo com o luke, mas pelo que entendi a lei parece que se preocupa mesmo é com o desenvolvimento mental das CRIANÇAS (e acabam atingindo os adultos), se bem que pessoas que assistem coisas do tipo hentai (ou algo assim) muitas vezes é consciente do que faz (eu acho), fora que eu acho que mesmo proibindo haverá algum tipo de mercado pirata como já existe em muitos outros tipos de casos (bebidas, drogas, filmes...). Enfim... deveriam mesmo é fazer leis para ESCOLAS ou para melhorar e INCENTIVAR mais a EDUCAÇÃO nas instituições...
ao mesmo tempo eu me pergunto:
- é possível um anime influenciar no desenvolvimento de uma pessoa? é possível uma pessoa se tornar psicopata na sociedade por causa de um personagem de anime?? (pq sabemos que existem animes muito fora de si, um exemplo: School Days).
bem, é o que eu acho =X

igor cronos disse...

Gente, vamos com calma

esta lei não é anti otaku
A lei quer restringir violencia exceciva ou gratuita e nidez excessiv aou gratuita.

"- é possível um anime influenciar no desenvolvimento de uma pessoa? é possível uma pessoa se tornar psicopata na sociedade por causa de um personagem de anime?? (pq sabemos que existem animes muito fora de si, um exemplo: School Days).
bem, é o que eu acho =X"

sim é posivel, existem carios casos por ai mostrando isso, o vicio em um anime ou amnga pod ser grnade o abstante para aftar a mente da pessoa (não importa a idade)

Eu digo asism. ta tendo muito exagero em cima da lei. Existem animes como gantz ou high school of death possuem nudez ou insinuaçções totalmente desnecessárias. Isso que eles querem proibir. Lógico, a lei é falha em varios pontos. Em varios casos (como gantz novamente ou hellsing) a violência faz parte do contexto da histório, e o banimento acaba por ser sem sentindo. nestes casos seria melhor uma restrição de horário e idade.

Porém esta lei não é e nunca foi anti otaku
vou ser bem escroto (ainda vou perder amigos por isso) e dizer: muitos, mas muitos faz de anime gostam de diversoso anmes nao pela historia ou conteudo ams sim pelos peitos enormes ou vcalicinahs a mostra. Ao emu ver, ALGUNS dos q são contra a lei apenas não querem deixar de ver peitos amostra

Não nego: odeio yaoi (exemplo). acho podre. mas sei que tem quem goste e esas pessos tem TODO o direito de gostar. mas não é algo bom apra crianças ver. Agora vamos a um exemplo melhor: ouran. Muitos dizem ser yaoi. Bom EU não acho. o anime possui si traços afeminados e leves insinuações romanticas, porêm isso não faz dele, ao meu ver, um yaoi, já que seu foco é a comédia.

e pelo q vi da lei, ouran não sera banido. porem animes com insinuações mais fortes sim. é preciso entender: existem sim animes que criaças não deveriam ver. acho o banimento uma forma radical e desnecessária, mas que existem animes que não devem ser vistos em tal faixa etária sim existe e todos aqui sabemos disso.

Repito: a lei não é perfeita. ela precisa ser revista e reestruturada em vairos pontos, porém chama-la de anti otaku é, ao MEU ver, um grande exagero de pessoas que apenas pensam em sua diversão e não no geral. Não existem leis que agradem a todos, mas é preciso se pensar de forma mais abrangente. O correto ao meu ver seria fazer uma mobilização e reunião co os representates para que a lei fosse revisada em alguns ponto, mas querer ir contra a lei, é um grande absurdo. Muitos podem pensar: " a igor, mas criança ja ve muta coisa na tv aberta que diferença faz o anime?"

eu eu digo: é por pessaos pensarem assim, que acaba sendo necessária uma lei radical como esta: as pessoas nao tomam conciencia quando é preciso.

ps: algumas palavras estão em maiuscula pra deixar claro uma coisa: É A MINHA OPINIÃO AQUI. não estou contradizendo ninguem nen anda.
apenas deixando expresso algo qe, ao meu ver, esta começando a virar tempestade em copo d'agua...

Postar um comentário